Podcast Nossa História, Nossa memória

TERTÚLIA: POESIA E MÚSICA ENTRE AMIGOS

Na Zona da Mata de Pernambuco um grupo acústico valoriza o trabalho de artífice para a canção e para o poema. A reunião de seis amigos, entre músicos, compositores e poetas, permitiu o surgimento do Tertúlia. O talento de cada intérprete traz um repertório que emociona com a música autoral, recitação de poemas, intercalando a execução de violões, bandolim e percussão.

A composição conta com Ezter Liu, da cidade de Carpina, João Paulo Rosa, de Nazaré da Mata, e Valfrido Santiago, Sam Silva, Lucas Torres e Philippe Wollney, da cidade de Goiana. Eles se revezam nas performances com o canto e poesia e trazem um espetáculo para os olhos e ouvidos.

No ano de 2019, Tertúlia lançou em Aracaju (Sergipe) o seu primeiro EP – Tertúlia e, desde então, vêm realizando shows em várias cidades de Pernambuco e em outros Estados.  

Conheça o perfil artístico de cada componente:

Valfrido Santiago é cantor, instrumentista e compositor. Com 30 anos de carreira musical, já tocou em diversos projetos pernambucanos, com sotaque e identidade própria. Lançou o disco ”Valfrido Santiago & Arreboque” em 2015 e se prepara para lançar seu segundo trabalho.

Philippe Wollney é poeta, editor, pesquisador e produtor cultural. Reside na cidade de Goiana-PE. É músico e compositor do Tertúlia e da banda Prisms Orbe. Coordena a editora Porta Aberta e o projeto de circulação de escritores chamado Recita Mata Norte. Publicou os livros Trago é guerra dentro de mim (2019) , Dobra (2018), Poemas para desastres sentimentais (2016), Caosnavial (2015), Mais esse ano eu não morro (2014), entre outros.  O seu livro Ruinosas Ruminâncias, foi um dos vencedores do Prêmio Pernambuco de Literatura em 2017.

Sam Silva é cantora, compositora e instrumentista e toca em algumas bandas da região, ora como baterista, ora como violonista. Uma das novas vozes de Pernambuco, a musicista ganha cada vez mais espaço dentro da cena musical, circulando por influentes mostras de música, como o ”Sonora – ciclo internacional de compositoras”. Com participações em discos e Eps de várias bandas regionais, se prepara para lançar o seu trabalho solo, intitulado ”Tem horas que o coração as vezes pára.’’

Ester Liu é poetisa, escritora e produtora cultural. Venceu o 5º Prêmio Pernambucano de Literatura com o livro ”Das Tripas Coração” (2018), sendo assim, a primeira mulher a receber a premiação; participou da mesa redonda do SONORA – Ciclo internacional de compositoras, em Goiana (PE) em 2017; Participou do projeto de poesia intinerante: Recita Mata Norte, em 2016, realizado em dez cidades da região e é uma colaboradota ativa na area de literatura autoral e independente de Pernambuco.

Lucas Torres é cantor, instrumentista e compositor. Com mais de 14 anos de carreira artística, é um dos artistas mais performáticos da zona da mata pernambucana. Em 2019 ganhou o 10º Prêmio de Música de Pernambuco na categoria ”Melhor disco/cantor POP”, com o álbum ”Sigonser”. Este disco marca a estréia do cantor na produção fonográfica e foi produzido por Juliano Holanda. Atualmente, participa da mostra Reverbo, que une outros artistas de Pernambuco como Almério, Isadora Melo, Thiago Martins, Flaira Ferro, entre outros. E já abriu shows de nomes como Vanessa da Mata, Silvério Pessoa, Mundo Livre S/A, entre outros.

Confira a apresentação do Grupo Tertúlia no palco do Sesc-Ler de Goiana.

https://www.youtube.com/watch?v=PgPsj78ujOo&t=22s

Acompanhe mais sobre o Grupo Tertúlia, através das redes sociais:

Instagram: @projetotertulia